19 setembro 2009

Fim de semana no Norte

Caldas do Gerês Situam-se na margem esquerda de um riacho homónimo da serra onde nasce a 468m de altitude, numa estreita garganta entre duas montanhas que rapidamente atingem os 900m. Protegidas dos raios do Sol durante quase todo o dia e rodeadas de denso arvoredo, as Caldas desfrutam de uma reconhecida amenidade de clima mesmo nos dias tórridos do Estio. Igualmente estão isentas quase por completo do assalto desabrido dos ventos. São Bento da Porta Aberta O culto a S. Bento, em Rio Caldo, deve a sua origem à influência dos monges de Santa Maria de Bouro. Em 1640, é construída a primitiva ermida, numa pequena elevação. Segundo a tradição, esta possuía um alpendre, como a maioria das capelas do alto dos montes, e tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava... daí lhe terá advindo a designação de S. Bento da Porta Aberta. O actual Santuário é recente. Iniciou-se a sua reconstrução em 1880 e concluiu-se em 1895. São dignos de realce os painéis de azulejos da capela-mor, que retratam a vida de S. Bento, assim como o retábulo de talha coberto a ouro. Devido ao aumento do número de peregrinos, em 1998, foi inaugurada a actual Cripta.

O tradicional picnic

E depois do nosso primeiro dia de passeio veio a bela imagem em que foi mais forte que eu e teve que ser registada com uma bela foto tirada ás escondidas para não armar confusão.

O Santuário da Penha O Santuário da Penha situa-se no Monte da Penha em Guimarães é uma obra construída quase toda ela em granito da região, com o objectivo de esta se integrar no ambiente que a rodeia. As suas linhas, modernas para altura, não seguem as formas tradicionais, sendo sempre linhas rectas, estando integrada no estilo "Art Deco" da década de 30. Aqui acabamos a visita já há noite mas o que não deixou de ser interessante o nosso passeio de trem e com uma vista sobre a cidade de Guimarães lindíssima. De regresso ao "Hotel das Termas" para uma noite de sono descansado, pensava eu... ;) Claro que ainda fomos ouvir uma musiqueta á conta do PSD é claro que nem queria saber do Partido mas é que era sábado á noite e tal... e a malta costuma sair ao fim de semana ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário